Bolacha ou Biscoito? Vina ou Salsicha?
Se falarmos Vina em São Paulo ninguém entenderá, não é mesmo? Sua empresa precisa estar preparada para um mercado mais segmentado se quiser construir uma clientela realmente fiel e constante. Nesse sentido, a cultura local é um dos fatores mais relevantes quando tratamos de consolidação e autoridade.Para Alfredo Castro, sócio-diretor da MOT – empresa especializada em Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, a cultura pode ser entendida como um conjunto de símbolos, mitos e ritos. Quando um líder expande sua relação comercial, por exemplo, ele deve entender aspectos diferentes das culturas.Porém, não basta conhecer a diferença cultural de inúmeras localidades, afinal o Brasil é um país com múltiplas culturas. Quanto mais conhecimento você adquirir sobre sua região de atuação (norte, nordeste, sul, centro-oeste, sudeste) melhor a comunicação corporativa. Variações de linguagem, sotaque, costumes. Tudo isso influencia na forma como sua empresa será vista pelos consumidores e até mesmo pelos empreendedores do mesmo segmento.
Valores culturais e marketing
Implantar uma empresa em determinado local demanda estudo de campo. Isso significa que você, enquanto proprietário, deve considerar os valores culturais da região. Podemos destacar:
• poder aquisitivo
• horários de trabalho
• hábitos de consumo
• religião dominante e variáveis (ou mesmo se há uma),
• clima
• idioma e dialetos
• individualismo
• tamanho das famílias
• noção de distribuição de poder
• pensamento em longo prazo
• aversão a risco (ou não)
Após a instalação da empresa, você precisará divulgar sua marca. É aí que o marketing se faz presente. Os valores culturais estão intrinsecamente ligados à publicidade e ao marketing off e online. Nesse sentido, é fundamental conhecer a cultura do local, analisar os fatores descritos acima e aplicar estratégias eficazes para atingir o público. Por meio de um entendimento cultural maior, é possível melhorar os índices das vendas e a ascensão de produtos ao mercado.
Fale Conosco:
Siga-nos nas nossas redes sociais, e fique por dentro das nossas atualizações.
Links Úteis
Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Registo de Domínios Nacionais
Registo de Dominios Internacionais
Conteúdo mostrar
0 comentários